Construído para ser o Arsenal de Guerra da Província de Mato Grosso em 1832, o Sesc Arsenal, um dos maiores centros culturais do estado, prepara uma programação especial para o período de férias. Entre os dias 14 a 31 de janeiro haverá oficinas, brincadeiras, espetáculos e sessões de cinema para crianças de todas as idades. De acordo com a assessoria, serão realizadas das 14h às 19h as ‘surpresas instantâneas’.

A cada hora as crianças poderão participar de uma atividade diferente, como jogos, customização de sacolas ecológicas e fabricação de brinquedos. Além disso, diversas outras oficinas, peças de teatro e apresentações de dança serão oferecidas especialmente neste período, tanto para o público infantil como adulto.

De acordo com a assessoria, o local ficará fechado entre os dias 21 de dezembro deste ano e 6 de janeiro do ano que vem, quando as atividades voltam a funcionar normalmente. O local é formado por cinema, teatro, biblioteca, sala de dança, galeria de artes, salão social, terraço, choperia, centro de difusão musical, estações lúdicas pedagógicas entre outros.

Cada espaço possui um horário de funcionamento, entre terça e sexta, das 9h às 22h, e das 13h e 21h nos sábados e domingos.

O edifício militar antes utilizado para conserto e fabricação de armas, abriu as portas oficialmente para os artistas e a população em agosto de 2002, como o Centro de Atividades Sesc Arsenal. Em 2009, recebeu o nome de Centro Cultural Jamil Boutros Nadaf- Sesc Arsenal, e fica localizado na Rua 13 de Junho, no Bairro Porto, na capital, nos fundos do Estádio Presidente Eurico Gaspar Dutra. A maioria dos espaços disponíveis são gratuitos para a população, exceto algumas peças de teatro.

Tradicionalmente, nas quartas-feiras, acontece o ‘Curta às Quartas’ no cinema, que exibe curtas-metragens brasileiros disponibilizados pela programadora Brasil. A entrada é gratuitae as sessões começam às 19h30. A sala tem capacidade para 78 lugares e possui som digital. Ao final, é servido cappuccino aos participantes no salão social, onde ocorre um debate sobre as exibições.

O CineSesc apresenta longas e médias metragens que são marcos do cinema clássico e contemporâneo, nas quintas-feiras e sábados, às 19h30. No mês de janeiro haverá exibição de filmes diariamente entre os dias 21 a 31, no mesmo horário. O Bulixo, tradicional feira de culinária típica brasileira, também está aberta ao público nas quintas, das 18h às 22h. A entrada é gratuita, e o preço dos pratos varia entre R$ 10 e R$ 20.