O consulado do Japão no Brasil e a Federação Mato-grossense de Beisebol realizam, no período de 7 a 9 de março, a partir das 19h, um torneio no estádio Dutrinha, em Cuiabá, dentro do projeto Brasil Tour 2014.

A proposta foi apresentada  pelo cônsul-geral do Japão durante visita ao prefeito Mauro Mendes. Além das partidas, a programação contará com apresentações culturais do Japão e de Cuiabá. O evento será aberto ao público e a entrada é gratuita. De acordo com cônsul-geral do Japão, Noriteru Fukushima, a ideia é propor um intercâmbio esportivo, visando a fortalecer as relações e a troca de conhecimento entre os dois países. “Soubemos que aqui tem um time muito forte e estamos empolgados com a disputa. Cuiabá tem muitas qualidades e o Japão também, acredito que juntos poderemos melhorar nossas culturas”, disse.

Para ser realizado em Cuiabá, o projeto contará ainda com uma parceria entre as secretarias municipais de Cultura e Esportes Cidadania e Juventude. O secretário municipal de Esportes, Carlos Brito, avalia que esta será uma oportunidade para que todos conheçam esta modalidade esportiva de uma forma diferenciada. “Isso tudo nos ajuda nessa integração Brasil-Japão; como sede da Copa do Mundo de futebol, Cuiabá é vitrine para outros esportes.

Esse evento será na verdade uma confraternização e a população terá acesso a cultura, esporte e lazer em um só lugar”, disse Brito. O Brasil Tour 2014 também passará em outros estados, como Mato Grosso do Sul e São Paulo. Em Mato Grosso, as competições também vão ocorrer nos municípios de Cáceres e Rondonópolis.